terça-feira, 29 de setembro de 2009

DESIGN DE SERVIÇOS

Ciclo de Palestras sobre Cibercultura e Design - 22/09/2009
Palestrando: Natália Ribeiro


Graduada em Design Gráfico pela UEMG. Possui experiência em design de interfaces e arquitetura da informação com foco em usabilidade e acessibilidade e no desenvolvimento baseado em “webstandards”. Trabalhou como designer de Interfaces na A&M Hardy Voltz. É sócia do Programa Bem Vindo Turista, que oferece um serviço online de divulgação de roteiros turísticos no Brasil. Atualmente trabalha como Gerente de Projetos e-Learning no Isvor FIAT.

DESIGN DE SERVIÇOS:

Produto intangível que experimentamos no tempo através de múltiplos touchpoints (ponto de contato com o consumidor).

Os três pilares do Design de Serviço:




O designer entra na projetação do serviço para que este possa atender todos os objetivos.

DESIGN DE SERVIÇO É:

1.    projetar e organizar a interação entre cliente e produto.
2.    Projetar ferramentas que facilitem a comunicação e organização.

METODOLOGIA PARA O DESIGN DE SERVIÇO:
1.    Pesquisa
2.    Conceito
3.    Projeto
4.    Construção
5.    Imprementação

Estudo de Caso:
Ferramenta de criação de roteiros turísticos de aventura.



1.    PESQUISA:
Contexto
Objetivos
Serviços já existentes
Benchmarking

A pesquisa serve para definir os POR QUÊS do projeto:
-       plano de negócios.
-       objetivos e características do negócio.
-       diferencial diante de outros serviços oferecidos (exemplo no exterior de serviço semelhante ao Bem Vindo Turista:




-       O que será oferecido? Qual a influência do negócio?
-       Pesquisa de contexto do público e experiências correlatas.
-       Mapeamento de todos os possíveis touchpoints.

2.    CONCEITO
-       Desenvolver idéias / Brainstorm.
-       Desenvolver toda a estrutura
-       Prototipagem e testes
-       Conceito visual (“porque não terminar uma viagem é nunca partir”)

“É importante lembrar que o conceito e a estrutura planejada devem estar em harmonia e sem conflito de idéias.”

3.    PROJETO
-       Arquitetura da informação
-       “Look and Fell” (ver como layout vai ficar)
-       Touchpoints
-       Documentação do site

4.    CONSTRUÇÃO
-       De touchpoints
-       Organização de processos
-       Marketing e estratégia de comunicação (como o público vai ficar sabendo)
-       Captação de recursos (vender o negócio)

5.    IMPLEMENTAÇÃO
-       Divulgação
-       Feedback
-       Análise dos resultados
-       Novas pesquisas
-       Novos recursos

PARA SABER MAIS:
Philip Koetler:
http://www.submarino.com.br/portal/Artista/33333/+philip+kotler

Um comentário:

  1. Este blog está isolado do mundo!
    Links??? Blogsfera??

    No mais, está bom.

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