quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O mundo é plano: Só um cochilo

No primeiro capítulo do livro O mundo é plano de Thomas Friedman, o autor começa fazendo uma comparação entre ele e Colombo.
Colombo, em busca de mão de obra barata e matéria prima iniciou as grandes navegações e com o seu percurso chegou a conclusão que a terra era REDONDA. Para entender o que estava acontecendo com a Índia (crescendo no ramo da terceirização de serviços), Friedman viajou para o país e constatou que a terra é PLANA.
Isto significa que o mundo “achatado” interliga todo o conhecimento do planeta numa rede global. Este fenômeno traz consequencias boas(inovação,colaboração) e ruins (terrorismo, falta de segurança).
Com a globalização, o mundo vem se aplainando cada vez mais. Friedman sudvide a globalização em três momentos:

A Globalização 1.0, que foi o início do envolvimento entre países motivados principalmente pela RELIGIÃO e IMPERIALISMO. O mundo passa de grande para médio.
A Globalização 2.0 ocorreu no período de entre guerras, multinacionais em busca de mercado faziam movimentações de bens e informação entre continentes dando então o nascimento da economia global. O mundo passa de médio para pequeno.
Por fim a Globalização 3.0, ou a Nova Era! Capacidade dos indíviduos e empresas de colaborarem e concorrerem em âmbito GLOBAL. VIRAMOS VIZINHOS DE TODO O MUNDO! O mundo passa de pequeno para minúsculo.

Ainda neste capítulo o autor faz uma pequena introdução sobre três importantes fenômenos que serão tratados no livro que vieram apartir desta globalização: a terceirização, o offshoring e o homesourcing:

- A terceirização é um trabalho onde as competencias principais são rapidez e exatidão. TUDO O QUE PODE SER DIGITALIZADO TAMBÉM POE SER TERCEIRIZADO. Um exemplo são os Indiano que passam a fazer os serviços de Imposto de renda para os EUA.
- O offshoring consiste na oportunidade de gerar o produto final com um custo menor. O trabalho passa a ser feito em um local onde e eficácia é maior e a mão de obra mais barata, sendo favorável tanto para a empresa quanto para o consumidor.
- Homesourcing é quando os atendentes de callcenters trabalham em suas próprias casas. O nível de satisfação é tão maior que a produtividade aumenta em 30% e além disto existe a redução de custos.

Sem a planificação do mundo não poderia existir nem um destes fenômenos!
"O PROCESSO DE ACHATAMENTO ESTÁ ACONTECENDO COM UMA VELOCIDADE IMPRESSIONANTE E ATINGINDO DIRETA OU INDIRETAMENTE MUITO MAIS PESSOAS NO PLANETA DE UMA SÓ VEZ."

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