Palestrante: Ernane Melo (Agência Click)
A AgênciaClick faz parte da Isobar, uma das maiores redes de serviços de comunicação digital do mundo, pertencente ao grupo inglês Aegis. Com isso, a líder do mercado brasileiro de propaganda online e interatividade passa a integrar um dos mais importantes grupos de marketing do planeta. Possui grandes clientes como por exemplo a Açominas, Tim e Fiat.
OBJETIVO DA PALESTRA: Apresentar panorama imersivo existentes nos meios digitais
A internet vem crescendo cada dia mais e tem ganhado proporções de mídia de massa. Segundo o ibop o Brasil está em sexto lugar no mundo, com 50 milhões de usuários.
O celular é ainda mais dominante, com 140 milhões está em quinto lugar.
O consumidor já não é mais o mesmo nos dias de hoje. Os meios de comunicação estão mudando a atenção do consumidor cada vez mais fragmentada.
Em 1966 eram 5 canais - entre eles televisão, revistas e jornais. Hoje são mais de 30 canais sendo a grande maioria digital - o consumidor tem acesso a informações via ipod, blogs, games, celulares.

Antigamente o consumidor chegava em casa e assistia a globo, hoje ele é bombardeado por informações a todo momento e o consumidor passou a consumir várias mídias ao mesmo tempo: orkut, flickr, skype, twitter dentre outros meios digitais.

O consumidor está no controle não mais a marca. A informação vai atrás do consumidor e não ele atrás da informação como antes. A fragmentação das mídias e da tecnologia colocaram ele neste controle.
O consumidor hoje é o meio da relação e cabe às marcas participarem destes diálogos.
O marketing one to one está em cheque e os meios digitais estão em relevância hoje.
Nos meios digitais os recalls dos consumidores são gerados apartir das próprias redes sociais, como twitter, youtube.
Antigamente o que ocorria no mundo passava rapidamente na Tv e depois a internet comentava o que se passou nela, hoje o jogo virou, a internet tem tido uma rapidez violenta de informações e a Tv passa a comentar o que ocorreu na net.
O consumidor passa a se apropriar da marca e manipula mensagens.
Após passar na Tv, esta propaganda foi postada no youtube onde recebeu mais de 3 milhões de views em dois meses. Após isto tomou proporções de cultura pop sendo parodiado por diversas pessoas ao redor do mundo (marketing viral).
Este cenário é um reflexo das forças inerentes a internet.
Um dos cenários é a IMERSÃO.
Ex: A criação de um jogo online do carro Punto turbo d Fiat, onde os 10 melhores tempos nacionais foram levados até uma pista real para pilotar dentro de um simulador contra um piloto profissional, fazendo desta forma a IMERSÃO do consumidor na marca.
SEGMENTAÇÃO
Ex: A Fiat levou consumidores ao teatro para fazer um vídeo para o carro Strada.
RELACIONAMENTO
Ex: Proprietários do carro Linea da Fiat tem acesso a um "portal" onde a internet é o suporte do relacionamento e estes recebem serviços especiais e benefícios.
MENSURAÇÃO
É como um recall onde o número de visitas e tempo de permanecimento em determinados "locais" dão direcionamento para melhorar o meio digital.
CREATING TIME
As tecnologias digitais conferem ao tempo uma proporção elástica.
Novas tendências que criam forças de consolidação:
NOMADISMO Comunicação de um aparelho com diferentes interfaces em diferentes locais. Está comunicação muda a forma com que as pessoas vivem, trabalham e se relacionam. Passam a ter informações na palma da mão.
DES'SITE'LIZAÇÃO A comunicação passa a acontecer em outros locais como celulares e não só no computador. Banners e propagandas apenas não são mais suficientes. Ex Barak Obama (atual presidente dos EUA) que em suas propagandas políticas utilizou meios digitais também.
EXPERIÊNCIAS SINESTÉSICAS Transmissão de informação de forma inusitada utilizando diferentes tecnologias e interfaces. O Wii e o Iphone popularizaram estas buscas por interfaces e interações.
Restaurante em Londres utiliza interface super interativa para oferecer seu menu de uma forma muito legal! Pessoas vão ao restaurante para conhecer esta nova "experiência"oferecida por eles.
OPEN SOURCE BRANDING O consumidor passa a ajudar com bastante influencia na criação de marcas, seus conceitos e experiências.
A atuação das marcas deve considerar suas diversas presenças no meio digital.
RELACIONAMENTOS MAIS SÓLIDOS SERÃO CONSTRUÍDOS PELAS MARCAS QUE CONTAREM COM AS MELHORES HISTÓRIAS E ELAS DEVEM FICAR ATENTAS A ISTO.
Arrasaram na cobertura, meninas!
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